No artigo anterior, já foi introduzido o conceito de SaaS e suas características mas não falamos sobre as diversas possibilidades que abrangem esse modelo de negócio. Já foi dito que além de B2B, o SaaS pode ser B2C. Agora confira 10 tipos diferentes de SaaS:
1 – ERP
Os softwares de gestão, também conhecidos como ERP (Enterprise Resource Planning), que englobam várias áreas de um negócio em um sistema integrado também são SaaS. Um ERP costuma integrar áreas como comercial, estoque, RH, finanças e etc.
Ainda é possível integrar os ERPs com outras ferramentas para que a operação fique ainda mais automatizada e eficiente. Um exemplo de ERP é o próprio SIGI da Youtan:
2 – Plataforma de CRM
Apesar de alguns ERPs incluírem a área de CRM (Customer Relationship Management), existem plataformas no mercado que são especialistas nessa área. Para quem não está familiarizado com o conceito, CRM nada mais é do que o gerenciamento de relacionamento com clientes. E uma plataforma consegue centralizar todas as informações (ficha, pontos de contato, próximas tarefas, etc.) e apresentar de forma visual para quem está gerenciando aquela carteira de clientes ou leads.
Um dos principais softwares de CRM no mercado brasileiro hoje em dia é a SalesForce:
3 – Plataforma de comunicação empresarial
As plataformas de comunicação empresarial são sistemas que centralizam a comunicação entre os colaboradores de uma organização. De forma que inclui troca de mensagem de texto, sala de chamada de vídeo, agenda e etc. A partir da pandemia e da popularização do home office, elas ficaram ainda mais populares.
Sem esse tipo de plataforma, a comunicação tende a ficar dispersa em diferentes canais como e-mail, grupos de WhatsApp, nuvem e agenda pessoal, gerando falhas de comunicação que prejudicam o desempenho das pessoas.
Dois exemplos são o Microsoft Teams e o Slack:
4 – Gerenciamento de tarefas e Projetos
As plataformas de gerenciamento de tarefas/projetos também se enquadram como SaaS. Essas são plataformas que permitem desdobrar o projeto em processos, delegar tarefas, monitorar prazos, gerenciar a equipe, atualizar o status da atividade e etc.
Duas das principais plataformas de gestão de tarefas são o Trello e o Monday.com:
5 – Serviço de nuvem
Serviços de nuvem também são SaaS. Trata-se da hospedagem de dados na infraestrutura (servidor) da empresa disponibilizados aos usuários em uma plataforma pela internet. Esse tipo de serviço pode ser tanto B2B como B2C. Um exemplo de B2B é a AWS, frente da Amazon que armazena softwares e seu respectivo banco de dados na nuvem; e um exemplo de serviço de nuvem B2C é o famoso DropBox, onde você pode armazenar suas fotos e documentos pessoais com segurança, podendo acessar de qualquer lugar e em qualquer hora.
6 – Anti-vírus
Dispensando explicações, conforme falado no artigo anterior, os anti-vírus como o Avast também são SaaS.
7 – Plataformas de EAD
Assim como as plataformas de comunicação empresarial, o mercado de “e-learning” e suas EdTechs, empresas de tecnologia focadas no segmento de educação, cresceram muito durante a pandemia. Plataformas de EAD white label (customizáveis), marketplaces de cursos online e softwares de treinamentos corporativos online são todos SaaS. Esse tipo de sistema geralmente oferece áreas de conteúdo, interação e avaliação para os alunos, além da interface de gestão dos cursos pelos professores ou instrutores.
8 – Plataformas de e-commerce
Existem plataformas de e-commerce que fornecem uma estrutura pronta e customizável aos clientes (white label), tanto na frente de vendas para o cliente quanto na frente de gestão interna.
São exemplos o Mercado Shops e a Loja Integrada:
9 – Plataformas de streaming
Entrando nas plataformas B2C, assim como mencionado no artigo anterior, as plataformas de streaming de conteúdo digital também são SaaS. Ou seja, plataformas de streaming de filmes como Netflix e plataformas de streaming de música como o Spotify são todas SaaS.
10 – Games
A partir do momento que pararam de vender CDs para comprar os jogos online, o mercado de games também se tornou SaaS. Ou seja, o Xbox e o Playstation são SaaS. Há até o conceito de “game as a service”, GaaS.
O que todos esses tipos têm em comum?
Na maioria desses serviços não é necessário que você baixe no seu dispositivo para usar. Você pode usar através do navegador de internet e as informações estão hospedadas na nuvem. Outra característica do SaaS é a forma de pagamento, que na maioria dos casos são pagamentos recorrentes de forma mensal ou anual.
Você precisa de um SaaS para sua empresa?
Aqui na Youtan, trabalhamos com software sob demanda no formato SaaS para atender as necessidades de cada empresa. Se sua empresa precisa de algum tipo de plataforma para ser mais eficiente, entre em contato conosco através do ícone do WhatsApp para explicarmos melhor como nós trabalhamos.