Quando se pensa em desenvolver um software ou aplicativo, é normal idealizar quais são as telas necessárias e colocar isso no papel para levar para uma empresa desenvolvedora de software. Dito isso, levantamos 4 telas e funcionalidades básicas necessárias para softwares e aplicativos com o intuito de dar uma luz para quem estiver nesse momento de idealização.
- Home e login
Os aplicativos costumam ter uma tela de abertura. Passando por ela, irá pipocar uma funcionalidade de efetuação de login para digitar o nome do usuário e senha. Em softwares web, costuma-se ter uma tela só para essa etapa.
Tendo em vista que são feitos estudos de usabilidade para ajudar o usuário de um software ou aplicativo a chegar onde quer com o menor número de cliques possíveis, normalmente, a home é uma tela que tem como pano de fundo a funcionalidade principal do sistema.
No caso Uber, por exemplo, você já cai no mapa com a localização em tempo real dos motoristas andando próximos a você com um buscador para digitar onde quer ir. Já no Netflix, a home tem os lançamentos da plataforma, listas de filmes e séries em diferentes categorias. Portanto, é preciso ser feito todo esse trabalho de desenvolvimento da home.
- Cadastro
Os softwares podem ter um ou dois tipos de cadastro: cadastro para clientes e cadastro para colaboradores. Costuma-se ter cadastro para clientes em softwares e aplicativos B2C, onde o usuário final vai usar algum serviço que aquele sistema oferece como pedir um Uber ou assistir um filme.
O cadastro de colaboradores acontece em softwares desenvolvidos para a equipe interna de uma empresa fazer operações ou usar como uma intranet. Em muitos casos, há os dois tipos de cadastro, como um portal que serve de intranet para os colaboradores e os clientes também usam para subir, baixar documentos ou acompanhar o status de um serviço, por exemplo.
Para desenvolver essa tela, além de pensar em todo layout, é necessário entender quais informações são relevantes para o cadastro. No caso dos colaboradores, entre as informações que se costuma pedir, estão: nome do usuário, senha, e-mail, nome pessoal, cargo, unidade que trabalha e, dependendo do caso, uma foto.
Já para os clientes, pode-se exigir o nome do usuário, senha, e-mail, nome pessoal, telefone e até uma foto ou os produtos que está interessado em consumir. É importante que o software tenha a funcionalidade de edição caso o usuário queira editar seus dados.
- Menu e notificações
Normalmente localizado no canto superior direito da tela com ícone de “hambúrguer”, o menu também é fundamental para a navegação em qualquer software, de forma que o usuário possa pular para telas de diferentes funcionalidades sem ter que voltar para a home.
Uma funcionalidade muito comum no menu são as notificações, normalmente representadas por um sino de forma bem chamativa onde te avisa a atualização do status da sua operação, novidades do aplicativo e interações com outros usuários. As notificações também podem ter disparo automático para canais de comunicação como e-mail ou SMS.
- Funcionalidades do perfil administrador (CRUD)
Todo sistema, precisa de uma retaguarda e essa retaguarda é tudo aquilo que acontece nos “bastidores” e que o usuário não vê. Como o envio automático da senha para e-mail do usuário ou a listagem dos próprios usuários. Na tela do perfil administrador, ele também é habilitado para fazer o CRUD (Create, Read, Update e Delete), sigla em inglês para criar, ler, atualizar e deletar. Ou seja, o perfil administrador pode criar, editar e excluir usuários.
E aí, depois dessa leitura você conseguiu amadurecer o que está visualizando para seu software? Teve insights? Ficou com dúvidas? A partir disso, já sabe como a funcionalidade principal do seu sistema vai integrar com essas 4 telas?
Entre em contato conosco para trazer sua demanda, discutir o que precisa e fazer um orçamento. Clique no ícone do WhatsApp que nossa equipe comercial irá te atender.