5 vantagens de contratar um squad para seu projeto

Ce você ainda não leu nosso último artigo, explicamos como o formato de contratação de Squad as a Service funciona na prática, como se aplica ao serviço de desenvolvimento de sistemas, quais suas diferenças com a terceirização, como funciona a forma de pagamento e como ele se aplica a projetos de escopo aberto e projetos de escopo fechado.

Porém, se ainda não ficou claro quais as vantagens desse modelo de contratação, separamos aqui 5 benefícios da contratação de Squad as a Service:

– Foque no seu core business

Exemplificando: assim como uma empresa está acostumada a contratar uma agência de marketing para ficar responsável por toda área de marketing; entendemos que chegou o momento da empresa também pensar assim quando o assunto é o desenvolvimento em T.I. 

Então, o primeiro benefício é ter a liberdade de focar no core business da sua empresa. Ao invés de reinventar a roda e estruturar toda uma área de desenvolvimento internamente, contrate um fornecedor que trabalhe com squads para ser seu “braço” de T.I.

– Economia de tempo e investimento

Assim como falado no artigo anterior, contratar novos profissionais pode ter um impacto financeiro relevante na sua empresa devido à folha salarial e encargos trabalhistas. Isso tudo pode inflar os custos de um projeto. Além disso, o tempo de recrutamento pode atrasar o projeto devido à atual escassez de profissionais de tecnologia no mercado.

Nessa etapa, sua empresa ainda vai ter que reinventar a roda novamente e entender como recrutar um profissional de tecnologia, o que é ineficiente. Além do investimento na contratação, ainda há toda a gestão de pessoas que envolve a retenção e o desenvolvimento desses profissionais.

Nesse modelo de contratação, se contrata um squad pelo tempo da execução do projeto através de um pagamento mensal onde a equipe fica disponível durante tempo integral, sem surpresas de pagamento no final do mês.

– Avaliação e planejamento do projeto

No primeiro mês de projeto, acontece o que chamamos de “etapa de análise do projeto”, onde após a reunião de kick off, é feita uma avaliação e planejamento do projeto, o que inclui a elaboração de um Documento de Requisitos, criação e um MVP (Produto Mínimo Viável), construção de um backlog, elaboração de um gráfico GANTT, um BPM (Gerenciamento de Processos de Negócio) e preparação da infraestrutura na nuvem.

Isso tudo facilita o gerenciamento do projeto e o torna mais eficiente e fluído. Caso não contrate um fornecedor, sua empresa terá que fazer essa etapa por conta própria.

– Profissionais especializados

Contratando o squad de um fornecedor, você consegue ter acesso a profissionais especializados nas tecnologias que serão utilizadas no seu projeto. Como uma linguagem de programação, uma especificidade como big data, o domínio de um determinado idioma ou até uma bagagem em projetos de determinado segmento (como o contábil, por exemplo, que é bem específico).

Como o fornecedor recruta esses profissionais no mercado sob demanda e já tem experiência e processo com isso, pode recrutar profissionais que trabalham com qualquer tecnologia e de qualquer nível de senioridade.

Além disso, em uma empresa que desenvolve softwares como a Youtan existe a chance desses profissionais já terem trabalhado em outro projeto juntos, podendo já ter uma sinergia, o que aumenta a garantia das entregas no prazo. E caso sua empresa for internalizar isso, vai precisar contratar gente nova, fazer um onboarding e precisar de um tempo de adaptação desses profissionais a sua empresa.

– Equipes autogerenciáveis, gestão eficiente e transparência na operação

Aqui na Youtan, nossos squads são formados por um Gerente de Projetos, Desenvolvedores (Back-end e Front-end ou FullStack) e Designers de acordo com cada projeto. Passada a etapa de planejamento do projeto e recrutados os desenvolvedores, o Gerente de Projetos fica responsável por gerenciar a execução de tudo o que foi planejado, utilizando metodologias ágeis como Scrum e Kanban. Ou seja, os squads são “autogerenciáveis”.

Um squad atua junto com o cliente, que faz o papel do Product Owner (P.O.) e tem acesso ao Kanban, onde consegue monitorar com transparência quais atividades foram feitas. Dentro da plataforma é feito o Kanban, onde o Gerente de Projeto atualiza quais atividades foram feitas, quais estão sendo feitas e quais ainda serão feitas. Essa plataforma também funciona como um canal de comunicação entre a equipe e com o cliente.

Além disso, o P.O. participa das reuniões de sprint, onde testa como está ficando o sistema, podendo pedir alterações ou validar a etapa. Ele também participa de outros tipos de tomada de decisão.

Gostou desse formato de contratação?

Aqui na Youtan, nossos squads desenvolvem softwares e aplicativos sob medida, da ideia à concepção. Se interessou em contratar um squad para seu projeto? Clique no ícone de WhatsApp aqui do nosso site e converse com nossa equipe comercial!

COMPARTILHE