7 critérios para contratar o desenvolvimento de um app
Bom, você quer contratar uma empresa para desenvolver um aplicativo e não sabe por onde começar? Ou então leu nosso artigo sobre “como saber quando contratar o desenvolvimento de um app para minha empresa” e ficou na dúvida de como descobrir qual a empresa ideal para você contratar? Levantamos 7 critérios para contratar uma empresa desenvolvedora de aplicativos. Confira:
1: Tamanho e experiência do fornecedor
Buscar bons profissionais é fundamental para o desenvolvimento de um aplicativo. Um app exige vários olhares e nada melhor do que uma equipe multidisciplinar com designers, desenvolvedores e gerente de projetos. Busque sempre uma empresa especializada. Uma coisa é ter um freelancer desenvolvendo um app para você. Agora, já imaginou todo um squad?
Dentro do mundo da programação, há diversas linguagens. Tenha certeza que a empresa domine muitas delas para entender qual é a ideal para o seu projeto. Caso a empresa domine poucas linguagens, o resultado final pode ser limitado ou pode significar que a empresa não tem muita experiência e vai usar o seu projeto para aprender fazendo.
Certifique-se das metodologias usadas para a construção do aplicativo. Veja as principais tendências do mercado como, por exemplo, o design thinking e investigue se a empresa está atualizada nesse sentido.
2: Portfólio
Peça o portfólio da empresa. Caso contrário, você contratará uma empresa sem nenhuma referência do trabalho dela e terá que contar com a sorte. Tendo isso em mente, desconfie de empresas que não têm portfolio para mostrar.
3: Prazos e cronograma
Entenda como a empresa gerencia seus prazos. A partir disso, é possível avaliar o profissionalismo da empresa. Um prazo muito curto pode significar algo mal feito que pode te gerar problemas no longo prazo. Já um freelancer vai demorar muito mais tempo que um squad formado por 3 ou 4 pessoas para desenvolver um aplicativo.
Fique atento se a empresa aplica alguma ferramenta de gerenciamento de projetos e se tem um gerente de projetos. Utilizar metodologia scrum é um diferencial, já que é uma metodologia ágil e as tarefas são revisadas com uma periodicidade curta.
4: Comunicação
Alinhe como será a comunicação durante o desenvolvimento do projeto. É fundamental que você participe. Peça para fazer validações de cada etapa e testes no aplicativo durante seu desenvolvimento.
5: Orçamento
Faça orçamentos. Desconfie dos orçamentos muito abaixo da média. Freelancers podem ser mais baratos, mas definitivamente não entregam o mesmo resultado que uma equipe sólida.
6: Envio às lojas
Confirme que o envio às lojas esteja incluído no serviço, principalmente se seu aplicativo for um produto B2C. Imagina você com o aplicativo em mãos e ainda ter que pesquisar como publicá-lo no Apple Store e na Play Store?
7: Código fonte
Para quem não é da área isso não é algo óbvio. Mas garanta que a empresa te forneça o código fonte do aplicativo após a entrega. Isso significa que se você precisar fazer uma futura manutenção, não precisará necessariamente contratar a mesma empresa, já que terá o código fonte do aplicativo em mãos. E caso você tiver um experiência negativa com a empresa desenvolvedora, você não precisará ficar amarrado a ela. Portanto, contrate uma empresa que te forneça esse código fonte, mesmo que tiver que pagar mais caro por isso.
TOMADA DE DECISÃO:
Para tomar sua decisão, não compare apenas os valores. Coloque todos os critérios mencionados anteriormente na balança para achar o fornecedor que esteja buscando. Aproveite as reuniões de aproximação e momentos de contato para tirar todas suas dúvidas. Alinhe todos os pontos que achar necessário. É importante alinhar tudo isso para que, além do resultado final, toda a experiência seja uma jornada confiável e tranquila.
Lembre-se que além de um fornecedor, você pode conseguir um parceiro. Pense que se tudo correr bem, além de um indicar o outro para seu networking, você já tem uma empresa de confiança para contratar para futuros projetos.
E aí, pronto para fazer um orçamento conosco? Entre em contato.