Depois de listarmos 4 telas básicas que todo software e aplicativo precisam ter, levantamos 9 telas e funcionalidades que seu software ou aplicativo pode ter:
1. Página de produto
Essa funcionalidade serve para sistemas que podem envolver algum processo de venda ou não, onde há a necessidade de ter uma página sobre cada produto/serviço, com sua descrição, ficha técnica, foto, valores e etc.
Nesse caso, além de uma página para cada produto, se costuma ter uma página com um catálogo e/ou funcionalidade de busca pelos produtos de acordo com o segmento da empresa.
2. Ver carrinho/ favoritos
Funcionalidade exclusiva de softwares de venda. Sabe quando você está em uma plataforma de e-commerce e vai favoritando ou colocando os produtos no carrinho? É isso! Aí você pode clicar no carrinho que te direciona para uma tela com tudo o que você favoritou. Lá você pode decidir o que levar ou simplesmente ficar “namorando” aqueles produtos. E a empresa que gerencia a plataforma pode pensar em formas de te fazer comprar aqueles produtos. Como te enviar um e-mail ou oferecer melhores condições depois de um determinado período de tempo.
3. Busca de histórico
Essa funcionalidade serve para rastrear e fazer levantamentos de vendas ou quaisquer informações que o sistema tenha em seu banco de dados. Geralmente, esses levantamentos são feitos afim de conferir uma operação, levantar informações para relatório ou entender o perfil do stakeholder (cliente, fornecedor, etc) envolvido naquela operação.
Entre os campos para busca, pode-se filtrar por código de identificação do cliente, nome do cliente ou empresa (no caso de B2B), período da operação, item envolvido na operação, valor da operação e etc.
4. Funcionalidade de pagamento (API)
Funcionalidade onde a compra é feita na própria plataforma, normalmente em plataformas para negócios B2C, onde o consumidor final faz a compra. Nesse caso, é feita uma integração com o banco através de uma API – onde quem faz a compra é direcionado para uma página de pagamento como, por exemplo, o Mercado Pago.
5. Dashboard com indicadores automatizados
Para quem não está familiarizado com o termo, dashboard nada mais é do que um painel visual que apresenta um conjunto de informações através de gráficos, tabelas, mapas e indicadores que visam passar de uma forma visual e fácil de assimilar, determinadas informações para monitoramento e tomada de decisão.
No caso dos softwares, todo sistema tem um banco de dados da operação. Ou seja, ele grava tudo o que está sendo feito. Sabe a retrospectiva de final de ano que o Spotify fornece? Então, é isso! No caso de softwares sob demanda para empresas, essas informações costumam ser sobre a operação daquele sistema em si. Se for um software que registra as vendas, por exemplo, o dashboard pode ter indicadores sobre os vendedores, regiões de venda, gráfico da oscilação da venda cruzado com calendário, itens mais vendidos e etc.
Em muitos casos, o dashboard costuma ficar na home do sistema.
6. Gerar relatórios
Essa funcionalidade é utilizada para ter relatórios em PDF ou Excel (.xlsx) para levar para reuniões ou enviar para outro departamento que não tenha acesso a essas informações e precise delas em algum processo.
Além de poder baixar o relatório na hora, é possível compartilhar em canais diferentes como fazer um disparo por e-mail ou WhatsApp.
7. Chat
Sabe aquele chat que aparece no canto inferior da plataforma para tirar dúvidas? É disso que estamos falando, podendo ser respondido por um bot (chatbot) ou não. Essa funcionalidade pode ser usada tanto em plataformas para negócios B2C ou B2B.
No caso de desenvolver um bot, é feito um trabalho de mapear as perguntas e respostas para solucionar as principais dúvidas, de forma que isso possa ser feito automaticamente pelo “robô” e caso a dúvida persista, é pensado na melhor forma do usuário entrar em contato com alguém do atendimento da empresa.
8. Avaliação
Que tal avaliar seu serviço? Ou o atendimento? Ou seu produto? Sabe quando a plataforma pede para você avaliá-la em até 5 estrelas o que achou da experiência? Você pode ter isso no seu software. Outra forma de colher feedback é pedir para avaliar seu serviço dando uma nota de 0 a 10, o famoso indicador NPS que é muito utilizado no mercado hoje em dia.
Esse tipo de retorno é importante para você saber o que os usuários estão achando da plataforma, da experiência da compra ou se indicariam sua empresa para outras pessoas. Nesse caso, isso geraria um relatório onde você pode monitorar esses tipos de indicadores.
Bom, depois dessa leitura, você conseguiu visualizar algumas telas e funcionalidades que gostaria no software da sua empresa? Aqui na Youtan, temos experiência e competências para desenvolver todas elas!
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