Você sabe o que é hospedagem de código-fonte? A seguir selecionamos curiosidades sobre esta prática, apresentando características, vantagens, modelos do mercado, entre outros destaques. Ao final deste artigo deixamos um convite para você inovar na sua empresa com as melhores escolhas. Acompanhe!
Introduzimos explicando que código-fonte é o conjunto de palavras ou símbolos com linguagens de programação existentes de maneira lógica. Ou seja, se você tem um site, por exemplo, o código-fonte deste site é o manual completo da página – onde os programadores leem todas as ferramentas e particularidades contidas naquele site.
Mas como assim hospedar um código-fonte?
A ideia é criar um repositório de informação – sistema de arquivos e banco de dados – que organiza e apresenta todos os detalhes de diferentes códigos. Através dessa hospedagem, é possível conectar diferentes clientes e programadores que têm acesso em tempo real aos detalhes de cada produto.
Como funciona isso na prática?
Olha só: vamos imaginar o código fonte de um aplicativo criado pela Youtan para um restaurante específico. Ao hospedar esse código-fonte, outras empresas e programadores podem ter acesso aos detalhes das soluções oferecidas pelo restaurante. Um programador de outro país, por exemplo, poderia contribuir com sugestões e ideias para o aprimoramento daquele código-fonte. Diferentes clientes podem se conectar neste repositório para ler e escrever nestes arquivos.
A hospedagem oferece uma visão transparente do processo, do fluxo de trabalho e do desenvolvimento deste software. É possível medir o monitoramento, além de discutir e gerir a eficiência e precisão de cada produto desenvolvido. Lembrando que o serviço de hospedagem é integrado a outras ferramentas de gestão, como gestão de tarefas, de relacionamento com o cliente, de suporte, entre outras.
Plataformas mais famosas
As plataformas mais conhecidas para hospedagem de código-fonte são elas: GitHub, GitLab, BitBucket. O trio se tornou aliado de desenvolvedores para hospedagem e disponibilização dos projetos de forma simples.
- GitHub: qualquer usuário com cadastro na plataforma pode contribuir com projetos privados ou os chamados Open Source (software de código aberto). O WordPress, por exemplo, está hospedado no GitHub. Mais de 2 milhões de empresas e organizações utilizam essa plataforma no mundo.
- GitLab: repositórios privados só podem ser contribuídos por uma quantidade limitada de usuários da plataforma. Há níveis diferentes de permissão, como Convidado, Desenvolvedor, Dono e etc.
- BitBucket: escrita na linguagem Python, é indicado para pequenas equipes e orçamentos mais enxutos. Os preços são mais acessíveis, com direito a plano Free. Há integração da plataforma com Jira e Trello.
Mas e para a minha empresa?
Vamos falar sobre uma consultoria completa de inovação para a sua empresa? Fale hoje mesmo com a equipe de atendimento da Youtan através do ícone de WhatsApp no nosso site. A Youtan é referência no segmento com experiência para desenvolver sistemas e apps sob demanda. Fazendo seu projeto ganhar vida no tempo certo e com o jeito Youtan de fazer.