Você provavelmente já ouviu a expressão “subir na nuvem”, certo?
Quando falamos em computação em nuvem (cloud computer), estamos falando da disponibilidade de armazenamento de dados sob demanda na infraestrutura de computadores de uma empresa que presta esse serviço.
Quando você salva um arquivo no Google Drive, por exemplo, você não está armazenando esse determinado arquivo na memória do seu próprio computador físico mas sim, no de um data center da Google que você utiliza via internet ao utilizar esse serviço. Ou seja, quando subimos algo na “nuvem”, na realidade, estamos utilizando o computador de uma empresa.
Além das pessoas, as empresas também estão utilizando esse tipo de serviço. Quer saber em por quê?
Soluções
Um serviço de nuvem (infraestrutura) é interessante para as empresas pelos seguintes motivos:
- Uma empresa precisa de um banco de dados robusto para não perder seus dados (backup e etc).
- Uma empresa precisa de segurança da informação tanto em caso de algum problema com o hardware físico (como incêndio e etc) ou em caso de invasões digitais (hackers).
- Para desenvolvimento e teste de softwares e aplicativos.
- Para o armazenamento de grandes quantidades de dados (Big Data) para análises onde são cada vez mais relevantes.
- Para ter a facilidade de uma gestão completa de infraestrutura de nuvem, com flexibilidade de tamanho e agilidade no serviço.
Ok, mas quais são as principais plataformas de computação em nuvem?
As plataformas
Bom, o exemplo dado anteriormente do Google Drive é usado mais para o mercado B2C ou no caso de B2B, pequenas empresas. Aqui na Youtan, quando hospedamos um sistema que desenvolvemos para um cliente em nuvem, orientamos à usar o Amazon Web Services (AWS), Azure (da Microsoft) e Linode.

A iremos pontuar os prós e contras de ter uma infraestrutura em nuvem. Lembrando que como já escrevemos nesse outro artigo aqui, esse é um serviço do tipo SaaS.
Prós e Contras
Os pós são:
- Agilidade: acesso fácil a uma variedade de serviços de infraestrutura;
- Economia: você economiza com os investimentos em computadores, manutenções e espaço físico para ter esses equipamentos;
- Flexibilidade: esse tipo de serviço é contratado por pacotes, ou seja, se você precisar de um banco de dados maior, basta aumentar de plano;
- Globalização: você pode acessar a nuvem de qualquer lugar do mundo, caso contrário, você precisaria estar no mesmo espaço físico dos computadores.
O principal pontos de atenção (contra) é:
- Conexão com a internet: você precisará sempre de uma boa conexão para acessar as informações/sistema.
Que saber mais?
Aqui na Youtan, damos toda a orientação para tomar a decisão de qual o melhor lugar para hospedar seu sistema e fazemos todo esse meio de campo em relação à infraestrutura.
Além disso, também desenvolvemos sistemas web ou aplicativos para sua empresa, que podem ficar hospedados em nuvem.
Se interessou? Fale com a equipe de atendimento da Youtan através do ícone de WhatsApp no nosso site. Aguardamos o seu contato!