Em julho de 2022 entrou em vigor um conjunto de normas sobre ESG emitidas pelo Banco Central, trazendo diversos desafios para as empresas. De lá para cá, ESG se tornou um tema em alta.
Aqui neste artigo nós explicaremos tudo o que você precisa saber sobre ESG e qual a relação entre disso e desenvolvimento de softwares sob demanda para as empresas que buscam regulamentação nesta área.
Afinal, o que é ESG?
ESG é uma sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança (Environmental, Social and Governance). O termo surgiu em 2004, em grupo de trabalho de uma rede ligada à ONU e o objetivo era convencer investidores sobre investimentos sustentáveis no mercado financeiro, medindo o impacto que as ações de sustentabilidade geravam nos resultados das empresas.
Vamos aprofundar cada um dos 3 pilares:
- E – Environmental (Ambiental): práticas voltadas ao meio ambiente. Nesse ponto entram práticas de diminuição da emissão de carbono, poluição do ar e da água, desmatamento e etc.
- S – Social: responsabilidade social e impacto da empresa com a comunidade. Nesse pilar, entram questões relacionadas às leis trabalhistas, diversidade da equipe, segurança no trabalho, entre outros.
- G – Governance (Governança): políticas de administração da empresa, como conduta corporativa, práticas anticorrupção, canal de denúncias, auditorias e etc.
O universo corporativo passou a vivenciar a sigla ESG na prática com as novas regulamentações. Passou a ser exigido, por exemplo, um maior detalhamento de riscos sociais, ambientais e climáticos.
Mas como isso impacta a minha empresa?
Além da transparência em sustentabilidade, há uma redução de custos já que diversos gastos são cortados como políticas paperless por exemplo. Além disso, atender os critérios ESG, gera uma maior melhor reputação da empresa frente ao mercado, o que pode fidelizar clientes, já que estamos em um momento onde o consumidor final está cada vez mais engajado com a causa ambiental, social e ecológica.
ESG e software sob demanda
Uma ótima forma de coletar e monitorar informações sobre ESG da sua empresa é automatizando processos. Através de softwares ou aplicativos, é possível monitorar indicadores de poluição de água de forma integrada com sondas, preencher checklists digitais de segurança do trabalho ou até criar um canal de denúncia anticorrupção.
A tecnologia vem para facilitar e dar mais velocidade para essas práticas das áreas ambiental, social e governamental. Portanto, softwares sob demanda podem atender diferentes questões relacionadas à ESG.
A Youtan é especializada na criação de softwares customizados e pode te ajudar a atender as demandas da sua empresa. Caso você tenha alguma demanda de ESG que pode ser automatizada através de softwares e aplicativos, entre em contato com a nossa equipe! Clique aqui e fale conosco.