O assunto virou pauta obrigatória para líderes e empreendedores de todo Brasil. Criei um site para a minha empresa, por exemplo. E recebo ali alguns currículos. Ou: criei uma enquete no Facebook da minha empresa. Pronto. Nos dois casos, está sujeito à fiscalização da Agência Nacional de Proteção de Dados, a ANPD. O valor da multa pode chegar a R$ 50 milhões.
A Lei Geral de Proteção de Dados, sancionada em agosto de 2018, teve forte inspiração na GDPR (General Data Protection Regulation), o Regulamento Geral Sobre Proteção de Dados, criado na União Europeia. A LGPD ou LGPDP tem a função de determinar como as empresas deverão fazer o tratamento de dados dos brasileiros. A lei estabelece parâmetros de como esses dados devem ser coletados, armazenados e até mesmo destruídos. Em resumo, é toda informação que me permite saber quem é você.
As principais dicas para ficar em dia com a LGPD: reforce revisões e cuidados com os produtos digitais da sua empresa, como sites, redes sociais e aplicativos; é preciso atualizar seus produtos com a segurança de dados; faça uma revisão sobre a sua Política de Privacidade; quem acessa os seus produtos precisa estar de acordo, aprovar e assentir (de forma por escrito e registrada); por fim, tenha atenção com o dado anonimizado – relativo a alguém que não possa ser identificado (removendo informações que possam identificar uma pessoa).
A escolha segura é definir uma estratégia de negócio transparente e regularizada para obter dados que você precisa. De forma que o cliente possa compreender e confiar. Sempre investindo na base de dados segura, imune de possíveis violações e invasões virtuais.
Quer saber mais sobre LGPD na prática e a na sua empresa?
Aguardamos seu contato na Youtan. Conectando oportunidades e soluções!