Meu app deve ser para Android, iOS ou híbrido? Saiba como escolher

Depois de ter entendido “como saber quando contratar o desenvolvimento de app para minha empresa” e quais são os “7 critérios para contratar o desenvolvimento de um app”, falta entender uma questão muito importante: como escolher se meu app deve ser para Android, iOS ou híbrido?

 

Inicialmente, a escolha por uma solução híbrida pode parecer óbvia já que alcança todos os dispositivos e realmente é uma boa opção para muitos casos. Mas antes de tomar essa decisão, deve-se considerar diversos fatores como a necessidade de recursos especiais nativos que cada plataforma possa oferecer, além do público-alvo da aplicação.

 

Um ponto importantíssimo é entender quem é a persona que irá utilizar o aplicativo. Se o app é feito para um negócio B2C (para o consumidor final), qual é o poder aquisitivo da sua persona? Por um lado, dispositivos Apple são elitizados e, por outro lado, a maioria da população utiliza dispositivos Android, que são mais acessíveis.

 

Para aplicações corporativas de apoio a equipes da empresa, como representantes comerciais que farão pedidos remotos, uma aplicação Android é mais adequada já que na grande maioria dos casos, os dispositivos disponibilizados pela empresa a seus funcionários são Androids.

 

Para os casos onde o objetivo seja testar a ideia da solução ou a criação de um MVP, uma aplicação híbrida pode ser a solução ideal. Uma única base de código compilada para as duas plataformas permitirá reduzir o custo de produção, assim como o tempo de desenvolvimento de forma a permitir a realização de testes em ambiente real de uso, e ajudar a pivotar futuramente para soluções nativas.

 

Também não se pode deixar de considerar a facilidade de distribuição em cada uma das plataformas. Aplicações Android possuem um processo de distribuição mais simples do que aplicações para iOS. Se seu app é de uso restrito, uma boa solução pode ser entregar o aplicativo direto nos dispositivos, sem depender das lojas da Google (Play Store) e da Apple (Apple Store). Isto é possível apenas em aplicações de Android.

 

Entender os objetivos futuros da aplicação também é algo a ser considerado. Em alguns casos, decide-se produzir primeiro uma versão Android para testar o conceito e realizar ajustes conforme feedback dos usuários, para posteriormente investir em uma versão iOS.

 

Para esses dois últimos itens, uma aplicação híbrida pode fazer sentido, uma vez que teremos o app pronto para ser recompilado em uma segunda plataforma com nenhuma ou quase nenhuma adaptação.

 

Estas são algumas das informações que devem ser consideradas na hora de decidir se um aplicativo deve ser para Android, iOS ou híbrido. Na Youtan realizamos este estudo em conjunto com o cliente para orientar qual o melhor caminho para que sua aplicação cumpra sua função.

E aí, se interessou? Além dessa orientação, fazemos todo o desenvolvimento do aplicativo. Entre em contato conosco através dos nossos canais de atendimento. 

COMPARTILHE