O termo Design Thinking ganhou popularidade no mundo todo como grande aliado na cultura de inovação das organizações. Que tal utilizar o método Design Thinking para pensarmos fora da caixa e encontrarmos uma solução criativa e efetiva para as dores de uma empresa? Neste artigo, vamos explicar termos conceituais do Design Thinking e como ele pode ser aplicado ao SaaS.
Conceitos
Começando pelo conceito de Design Thinking, que é um método para estimular ideias criativas na abordagem de problemas, com análise de conhecimento e propostas de soluções.
Através do “pensamento de design” que tem uma abordagem empática, se busca um equilíbrio entre o lado científico e o exato de uma gestão, fazendo com que o problema passe por um processo de raciocínio para que se desenvolvam novas oportunidades e se diminuam os riscos envolvidos em um projeto.
O Design Thinking passa pelas seguintes etapas: Imersão, Ideação (brainstorming e conceitos), Prototipação (testagem de premissas), e Desenvolvimento (co-criação com o cliente e lançamento de aprendizagem).
Design Thinking e o SaaS
O SaaS, sigla para Software As A Service, ou seja, “Software Como Serviço” (que já mencionamos no artigo sobre inovação), é uma forma de distribuição e comercialização de softwares onde o fornecedor se responsabiliza por toda a estrutura necessária à disponibilização do sistema para o cliente.
Exemplo de Design Thinking aplicado ao SaaS: uma empresa da área de calçados vai lançar um novo produto para pessoas que caminham acompanhadas dos seus pets, e precisa elaborar a estratégia de lançamento. A intenção era que os tênis transmitissem um estilo que se conectasse com os animais de estimação. E, ao mesmo tempo, o produto precisaria se conectar com um app exclusivo para interatividade.
Um dos primeiros passos foi entrevistar pessoas que se exercitam com seus pets para identificar certas características desse público. O que esperam do produto? Como receberiam um aplicativo para esse produto?
Portanto, houve a etapa de Imersão, onde foi feito o mapeamento completo das possibilidades desse projeto, para depois entrar na etapa de Ideação (“e se?”) com brainstorming, desenvolvimento de conceitos e idealização. Até chegar a etapa de Prototipação, testando todas as premissas do projeto.
O aplicativo vai informar a contagem de passos, calorias perdidas de forma gamificada? Vai mostrar o todo o percurso percorrido em um mapa? Vai se conectar com as redes sociais para compartilhamento de fotos e vídeos da atividade realizada? Terá algum tipo de ranking torneio ou disputa para estimular o relacionamento entre esse público?
Com todas as perguntas respondidas, se avança para a etapa de Desenvolvimento, onde o cliente participa em um processo de “co-criação” na elaboração de um protótipo para avaliação dos primeiros resultados alcançados com o projeto.
Design Thinking na Youtan
Durante o desenvolvimento de um software ou aplicativo na Youtan, fazemos toda a etapa de imersão na “dor” do nosso cliente, ideação, prototipação onde o cliente faz os testes, validações, e etapa de desenvolvimento onde o cliente participa durante nossas sprints de scrum.
Mas e na realidade da sua empresa? Já pensou em ter um SaaS desenvolvido com Design Thinking para resolver suas dores? Seja a digitalização de processos, criação de um portal para seus colaboradores e clientes ou até um aplicativo de vendas.
Para saber mais, clique aqui e fale com a nossa equipe de atendimento online.
Youtan: Uma jornada de satisfação além do seu software.