O manual de Oslo é a maior referência em inovação. Ele foi criado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) no início dos anos 90, tendo sua última edição atualizada em 2018. De acordo com o documento, inovação pode ser a implementação de um produto/serviço novo ou significativamente melhorado, além de implementação de um novo processo/método na operação, marketing ou cultura organizacional da empresa.
O manual classifica a inovação em 4 tipos: inovação de produto, inovação de processo, inovação de marketing e inovação organizacional.
Você conhece cada um desses tipos?
Inovação de produto
De acordo com o manual, inovação de produto é a “introdução de um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado no que concerne a suas características ou usos previstos. Incluem-se melhoramentos significativos em especificações técnicas, componentes e materiais, softwares incorporados, facilidade de uso ou outras características funcionais.”
Ou seja, qualquer melhoria no produto já é considerada uma inovação. Por exemplo, o primeiro carro com câmbio automático foi uma inovação em relação ao manual. Um exemplo de introdução de um novo serviço é a Netflix, que foi o primeiro grande streaming de filmes no mercado.
Inovação de processo
Segundo o manual, inovação de processo é a “implementação de um método de produção ou distribuição novo ou significativamente melhorado. Incluem-se mudanças significativas em técnicas, equipamentos e/ou softwares”.
Um bom exemplo de inovação de processo é o uso de impressoras 3D na linha de produção de indústrias, onde é possível fabricar uma peça com injeção de um determinado material. Outro exemplo: profissionais da saúde, como médicos, fazendo treinamento de procedimentos cirúrgicos com óculos 3D.
Inovação de marketing
Segundo o manual, inovação de marketing é a “implementação de um novo método de marketing com mudanças significativas na concepção do produto ou em sua embalagem, no posicionamento do produto, em sua promoção ou na fixação de preços.”
Um exemplo muito atual são os QR codes nas mesas dos restaurantes que direcionam para um cardápio online, inovando a comunicação na troca de uma mídia física por uma mídia digital.
Inovação organizacional
No manual de Oslo, inovação organizacional é a “implementação de um novo método organizacional nas práticas de negócios da empresa, na organização do seu local de trabalho ou em suas relações externas”.
Entre algumas práticas que são classificadas como inovação organizacional, estão: transferir todas as informações da empresa para uma rede com acesso online, canal de sugestões de ideias, parceria com centro de pesquisa de universidades, adoção de programas de gestão de pessoas como treinamento para colaboradores e até o trabalho remoto (ou “home office”), que estamos vivenciando hoje, também é uma inovação organizacional.
O SaaS e a inovação
Ok, mas onde softwares e aplicativos entram nisso tudo?
O SaaS pode entrar em cada um dos 4 tipos de inovação. Uma inovação em produto, por exemplo, pode ser um empreendimento digital (portal e/ou aplicativo) de um marketplace de recrutamento – com match entre a vaga e o candidato.
Já em inovação de processo, uma fábrica pode digitalizar o monitoramento de seus indicadores através de um aplicativo que um responsável possa usar através de um tablet andando pela linha produção. Ou uma empresa de eventos pode desenvolver um aplicativo onde possa acessar a comanda dos seus clientes através da leitura das pulseiras.
Em inovação de marketing, um restaurante pode criar seu próprio aplicativo para que seus clientes façam os pedidos de delivery por lá, criando mais um canal de comunicação entre o empreendimento e seus clientes. Além de fugir das grandes taxas cobradas pelos principais aplicativos de entrega.
E, por fim, uma inovação organizacional pode ser, por exemplo, uma prefeitura que cria um portal da transparência automatizado em seu site, onde as informações financeiras são atualizadas de forma automática, puxando os dados do sistema e sendo disponibilizados para a população, tornando a organização mais transparente.
Mas e você? Está pronto para inovar na sua empresa através de um SaaS? Aqui na Youtan, nós temos know-how para desenvolver qualquer um desses projetos mencionados na segunda parte do texto.
Entre em contato conosco.