Squad as a Service: O que é e como se aplica ao desenvolvimento de software

A velocidade da transformação da nossa forma de trabalhar segue acelerada. A tecnologia está em constante evolução e gerenciar equipes para entregar projetos dentro do prazo com eficiência é um desafio para grandes empresas.

Essas empresas buscam soluções inovadoras para resolver suas dores, mas nem sempre têm uma equipe interna com a experiência necessária para executá-las. Um squad dedicado exclusivamente para executar um serviço através de metodologias ágeis é uma ótima saída.

Você já ouviu falar em Squad as a Service? Explicamos o que é esse conceito e como ele se aplica ao desenvolvimento de softwares para empresas. Confira! 

Squad as a Service: o que é?

Já falamos anteriormente sobre SaaS (Software As A Service) aqui no nosso blog,  “Software como um serviço”. Mas o que seria Squad como um serviço? 

Squad as a Service é um modelo de contratação sob demanda de uma equipe multidisciplinar e enxuta formada por especialistas para executar projetos. Apesar de ser um conceito muito utilizado na área de T.I., pode ser aplicado a diversos serviços como assessoria de agência de marketing ou consultoria empresarial.

Nem sempre as empresas têm equipes à disposição para novos projetos. E contratar novos profissionais pode ter um grande impacto financeiro. Além disso, o tempo de recrutamento pode atrasar o projeto devido à atual escassez de profissionais de tecnologia no mercado.

Contratar um “squad” de um fornecedor permite atender demandas pontuais sem os custos de uma equipe interna e, por isso, esse tem sido um modelo inovador de contratação desejado no mercado.

No caso aqui da Youtan, empresas contratam nossos squads para desenvolver projetos de softwares e aplicativos. Formamos squads compostos por Gerente de Projetos, Desenvolvedores (Back-end e Front-end ou FullStack) e Designers de acordo com cada projeto. Esse squad atua junto com o cliente, que faz o papel do Product Owner (P.O.), participando da tomada de decisão e validação de etapas.

Como funciona na prática?

O fornecedor monta o squad e faz a gestão do projeto. Os profissionais são escalados pensando no nível de senioridade de acordo com a necessidade e o prazo do projeto.

Com aplicação de metodologias ágeis como Scrum, Kanban e foco nas entregas, o cliente valida as entregas em ciclos curtos (sprints) e dá feedback em cada etapa para seguir em frente com o backlog. Dessa forma, o Squad as A Service tem uma dinâmica que consegue dar velocidade na execução das atividades e garantir uma grande capacidade de entrega.

Como os profissionais do squad podem ter trabalhado juntos anteriormente em outros projetos, há maior entrosamento entre a equipe, aumentando a produtividade e aumentando a garantia de cumprir os prazos.

Squad as a Service é terceirização (outsourcing)?

Essa é uma confusão causada no mercado. Em ambos os casos, o fornecedor fica com o recrutamento, mas no caso da terceirização (outsourcing), o cliente contrata profissionais do fornecedor para compor ou formar uma equipe interna para um projeto. Isso significa que esses profissionais serão treinados e terão que se adaptar às regras e cultura organizacional do cliente.

Já no Squad as a Service, o onboarding dos desenvolvedores no projeto é feito pelo fornecedor e o gerenciamento do projeto é feito pelo Gerente de Projetos – utilizando metodologias ágeis. Ou seja, os squads são autogerenciáveis e o cliente não precisa de nenhum colaborador dedicado por tempo integral para o projeto, facilitando seu dia a dia.

Forma de pagamento: fee mensal

Como mencionado anteriormente, a folha salarial com encargos trabalhistas pode inflar os custos de um projeto. No modelo de Squad as A Service o custo é calculado por hora trabalhada e seu valor é baseado no número de profissionais e nível de  senioridade de cada um deles.

Com esse pagamento mensal de acordo com as necessidades do projeto, a equipe fica disponível durante tempo integral e é do interesse de todos executar as atividades dentro do prazo combinado.

Caso a mensalidade fique muito pesada para o cliente, ele tem a opção de contratar um squad mais enxuto que fará a entrega do projeto em um prazo maior. Quanto maior a equipe, menor o prazo de entrega. Simples assim.

E há sempre a possibilidade de aumentar ou diminuir o número de desenvolvedores caso haja uma renovação de contrato, de acordo com o volume de atividades e o prazo de entrega.

Projetos de escopo aberto x escopo fechado

Nos dois tipos de projetos é possível trabalhar com Squad as A Service. No caso de um projeto de escopo fechado, a equipe de negócios do fornecedor – junto com seu Analista de Requisitos – define um prazo de entrega do projeto para o cliente que será cumprido; e será cobrado o fee mensal de acordo com o squad acordado.

Já o projeto de escopo aberto acontece quando o fornecedor se torna um “braço” de desenvolvimento do cliente e disponibiliza um squad para fazer a sustentação de um sistema, trabalhando no desenvolvimento de backlog e fazendo manutenções.

Em ambos os casos, os squads são montados de acordo com as necessidades do projeto, trabalhando em tempo integral e sendo cobrada a mensalidade no final do mês sem surpresas, o que deixa o cliente tranquilo.

Quero um squad para meu projeto!

Se interessou em contratar um squad? Se sua empresa não tem mão-de-obra para executar um novo projeto ou irá defasar as áreas caso aloque determinados colaboradores nesse tipo de projeto, faz muito sentido contratar um squad e você pode contar conosco!

Aqui na Youtan, nossos squads desenvolvem softwares e aplicativos sob medida, da ideia à concepção. Cada detalhe é pensado para proporcionar a melhor experiência e usabilidade para o usuário!

Clique aqui e fale com a nossa equipe de atendimento para saber mais. 

COMPARTILHE